O Senhor Henri descarregue (PDF txt ePub) livro

O Senhor Henri descarregue (ler on-line) livro (PDF.EPUB.TXT.FB2.DOC.MP3) – descarregue audiolivro

O Senhor Henri


O Senhor Henri



Gonçalo M. Tavares




Sinopse


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Com uma entrada de supetão (como se diz na gíria futebolística), Gonçalo M. Tavares publicou nos últimos dois anos meia dúzia de livros (por vários géneros, poesia, narrativa e teatro), ganhou dois prémios (Prémio Branquinho da Fonseca, atribuído a “O Senhor Valéry” e Prémio de Revelação de Poesia da APE pelo livro “Investigações.Novalis”), e galgou fronteiras, com traduções em antologias poéticas (na Holanda e Bélgica) e em revistas anglo-saxónicas.
Chega-nos uma nova narrativa, “O Senhor Henri”, herói das 36 curtas histórias deste livro. O senhor Henri, tal como o senhor Valery, gosta de jogos de linguagem, e é uma pessoa muito bem informada, fervoroso leitor da enciclopédia. E sabe de cor as datas dos vários acontecimentos. Mas é uma pessoa só, tendo por companhia a sua bebida de cor esverdeada, o absinto.

“O problema do senhor Henri é que nem sempre sabe o que fazer com tanta sabedoria acumulada. Porque o senhor Henri não interage com ninguém. Ele é o exemplo acabado do solipsista, do homem fechado sobre si mesmo, egocêntrico, arrogante e misógino. Ao contrário do senhor Valéry, ele não se assusta com o mundo, porque o mundo se resume ao que ele sabe, ao que ele diz. “Máquina de raciocínio”, “animal do pensamento”, produtor de “uma indústria filosófica”, o senhor Henri é “cerebral em todas as direcções” e tem “quilómetros e quilómetros de inteligência dentro da cabeça”. Quem o diz é o próprio, sem o mínimo pudor, entre dois copos de absinto. Porque o absinto “é a minha teoria sobre o mundo”.”
José Mário Silva, Diário de Notícias

Excerto

… é verdade que se um homem misturar absinto com a realidade fica com uma realidade melhor.
… mas também é certo que se um homem misturar absinto com a realidade fica com um absinto pior.
… muito cedo tomei as opções essenciais que há a tomar na vida – disse o senhor Henri.
… nunca misturei o absinto com a realidade para não piorar a qualidade do absinto.


O Senhor Henri

de Gonçalo M. Tavares