Dien Bien Phu – A Batalha pica que a Amrica Esqueceu descarregue (PDF txt ePub) livro

Dien Bien Phu – A Batalha Épica que a América Esqueceu descarregue (ler on-line) livro (PDF.EPUB.TXT.FB2.DOC.MP3) – descarregue audiolivro

Dien Bien Phu - A Batalha Épica que a América Esqueceu


Dien Bien Phu – A Batalha Épica que a América Esqueceu



Howard R. Simpson




Sinopse
«Este livro é um verdadeiro hino aos valores militares. Independentemente dos seus antecedentes e das suas consequências, o confronto de Dien Bien Phu, tal como aqui nos é relatado, merece ser destacado como um ponto alto da História das Batalhas.

Por outro lado, a batalha de Dien Bien Phu, verdadeiramente impressionante na sua preparação e conduta, ilustra na perfeição aquilo que, na doutrina da guerra revolucionária (terminologia marxista), é designado como a última fase da guerra, a do «exército revolucionário». (…)

A descrição da batalha que esta obra nos oferece é verdadeiramente empolgante, e chama a atenção para alguns aspectos tácticos de grande importância. Mas bem mais relevantes são os que se relacionam com os valores morais, sem dúvida os factores cruciais de qualquer operação militar, com destaque para o estoicismo (espírito de sacrifício) e o espírito de missão.

Por tudo isto, convém alertar para que nos encontramos perante um livro forte. Para militares. Mas também para todos quantos se preocupam com o destino dos seus países e com o modo como os responsáveis políticos agem, em função do que deveria ser esse destino».

José Alberto Loureiro dos Santos (do prefácio)

Outras Críticas


“Howard R. Simpson era fotógrafo e correspondente de guerra no Vietname durante a guerra da Indochina, que opôs os vietnamitas aos franceses e que foi o pano de fundo da posterior guerra entre aqueles e os EUA. Viveu de perto os antecedentes, e mais tarde entrevistou meticolosamente os sobreviventes e os vencedores da batalha que se revelaria decisiva para a derrota final francesa.”

Abril 2005


Dien Bien Phu – A Batalha Épica que a América Esqueceu

de Howard R. Simpson