Organizaçes Positivas descarregue (PDF txt ePub) livro

Organizações Positivas descarregue (ler on-line) livro (PDF.EPUB.TXT.FB2.DOC.MP3) – descarregue audiolivro

Organizações Positivas


Organizações Positivas



Miguel Pina e Cunha




Sinopse
A essência da positividade organizacional assenta em quatro princípios básicos:
• As pessoas dispõem de inúmeras forças, frequentemente negligenciadas, tanto por si próprias como pelas organizações em que trabalham.
• O modo como os gestores e as organizações actuam para com os seus colaboradores influencia vigorosamente a maneira como tais forças são aproveitadas e desenvolvidas.
• O fomento dessas forças cria uma cascata de efeitos positivos sobre as equipas e as organizações (que se tornam mais eficazes), e sobre os próprios indivíduos (que encontram mais significado no seu trabalho e se tornam mais felizes).
• Os gestores e as organizações devem assumir o papel de agentes da positividade e os indivíduos devem identificar as suas forças, desenvolvê-las e procurar os contextos em que podem fazer uso das mesmas, fomentando-as.

A diversidade de temas positivos abrangidos neste livro torna-o uma ferramenta útil para uma vasta gama de leitores:
• Líderes de equipas e executivos ou formadores com papéis de coaching.
• Gestores quaisquer que sejam a suas áreas de acção.
• Formadores e facilitadores de sessões de desenvolvimento pessoal, especificamente em áreas comportamentais e motivacionais.
• Profissionais com funções exigentes do ponto de vista da resistência psicológica (comerciais, gestores, desportistas, prestadores de cuidados de saúde).
• Investigadores que, numa óptica de investigação-acção, pretendem validar o impacto de intervenções positivas no contexto das organizações.
• Estudantes que, não circunscrevendo os seus interesses à formatação dos cursos que frequentam, desejam melhorar competências sociais e psicológicas que lhes facilitem o ingresso na vida organizacional e o sucesso profissional.
• Leitores desejosos de se compreenderem melhor e de se motivarem para o sucesso pessoal/profissional e para o seu bem-estar social e psicológico.

Críticas de imprensa
“Este manual tem como base uma filosofia de gestão positivista, deles constando um conjunto de princípios a aplicar às organizações.
Esses princípios são: o aproveitamento de forças e capacidades pessoais, em muitos casos negligenciadas pelas empresas; a forma como os gestores actuam em relação aos seus colaboradores, factor condicionante da forma como é, ou não, feito esse aproveitamento; a criação de condições para o fomento dessas capacidades, geradora de efeitos positivos sobre as equipas e as organizações; a necessidade dos gestores e das organizações assumirem o papel de agentes de transformação identificando e fomentando aquelas capacidades. O livro tem uma estrutura de aplicação prática, com um conjunto alargado de exercícios que permitem avaliar os factores enunciados, com o objectivo de constituírem a base de um processo de mudança organizacional.”
Marketeer, Agosto 2008